Dicas simples para melhorar seu Inglês, Francês e Espanhol para o CACD
- Eu, Diplomata
- 1 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Oie, oie!
Hoje quero compartilhar com vocês algumas dicas simples que podem vir a te ajudar com a prova do CACD.
Como você deve saber, os três idiomas cobrados na prova são: Inglês, Francês e Espanhol, sendo o nível de Inglês muito mais avançado do que os outros dois idiomas mencionados. E a pergunta que eu costumo receber é: como melhorar o meu desempenho nas provas de língua estrangeira?
À primeira vista as pessoas tendem a ficar um pouco assustadas com essa cobrança, especialmente porque podem nunca ter tido contato com o Francês, enquanto o Espanhol fica ali no nível "marromenos". Então, a minha primeira sugestão é que comece a estudar o quanto antes para esses dois idiomas.
Com relação ao Inglês, não tem como fugir: é uma das matérias mais importantes da prova.
Então, resolvi compartilhar com vocês algumas atividades que eu costumo fazer para melhorar o meu vocabulário ao mesmo tempo em que treino para a segunda fase.

1) Escolha um texto: dê preferência a um texto da própria prova de primeira fase (no caso do Inglês) ou selecione uma notícia de Política Internacional ou Geopolítica;
2) Copie o texto escolhido ou parte dele (isso vai depender da sua organização e de quanto tempo você dispõe para estudar a matéria). Isso é importante para que você se familiarize com as palavras, a forma como são escritas. Aos poucos você vai conseguir assimilar de forma natural a construção das frases.
3) Depois do texto copiado, marque TODAS as palavras que você não conhece ou as palavras que você tem dúvida. Para a primeira fase de Inglês, vocabulário é muito importante.
4) Faça uma planilha de vocabulário: uma sugestão é dividir as colunas em palavra, significado, classe gramatical, sinônimos e exemplo de aplicação. É muito importante que você também destaque no texto os advérbios. Você pode ver a minha como exemplo clicando aqui.
5) Depois de estudar todas as palavras, é hora de traduzir o texto: dê preferência em fazer tudo à mão, com caneta preta e, se puder, em uma folha própria da prova. É muito importante simular a prova, por isso, tenha o hábito de cronometrar o seu tempo.
-> É muito importante refazer questões antigas do TPS (primeira fase). Quanto mais perto da prova, mais dedicação a esse ponto.
-> Crie o hábito de ver os idiomas toda a semana. No meu caso, estudo Francês às segundas, Espanhol às quartas e Inglês às sextas.
Lembrando que essa é a forma como eu estudo para a prova. Não existe fórmula mágica ou receita de bolo. No entanto, dessa forma tem funcionado para mim e talvez possa funcionar para você se você se sente um pouco perdido ou não sabe muito bem como estudar os idiomas para a prova.
Para Francês e Espanhol eu faço o mesmo, com exceção dos pontos 2 e 5, por ora, já que prefiro dedicar mais tempo a outras matérias que possuem um nível de exigência mais alto, como História e o próprio Inglês.
Dica bônus: no site do Kultivi tem vários cursos gratuitos, inclusive de idiomas! Se você está começando agora a estudar para o CACD, pode ser uma boa ideia começar por aqui. Com o tempo, pode ser interessante buscar auxílio de um professor especialista no CACD. Mas isso é post para outro dia ;)
E você, como estuda os idiomas no seu dia a dia?
Comments